Para o profissional da Saúde Pública ele deverá se impor na profissão com os conhecimentos dos conceitos fundamentais que regularizam e gerencia o SUS. Em seus estudos estarão abordados temas relacionados à saúde pública no Brasil. É também uma área segmentada da enfermagem e saúde e tem seu espaço garantido no Sistema Único de Saúde Pública no Brasil.

Para dominar a profissão e sair na frente de seus concorrentes as matérias mais proeminentes a serem dominadas envolve os seguintes assuntos:
cadastro-sus

Entender sobre a participação dos Cidadãos tendo todo o controle social; Estar apto ao conselho de saúde; Instruir sobre a participação social e conselhos de Saúde; Disponibilização regionais; Hierarquização; Descentralização; Conceitos de organização do SUS; Qual é o sentido de tratar as doenças sem atacar as raízes; Se inteirar a fundo dos princípios doutrinários do SUS; Faze em recuperação e reabilitação; Qualidade de vida e seus complexos de integralidade.

Nos PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SUS será discorrido os processo histórico de construção do SUS; A continuidade dos estudos reformulando os processos; Reflexões e análises das construções e os fatores que são influentes no mundo inteiro que determinam a política de saúde no Brasil; Qual a evolução das doenças na evolução do conceito de saúde; Conscientização e construção histórica do sistema único de saúde; A participação da mulher na política e os embates no sistema de saúde pública.
Existem muitas faculdades direcionadas que possa levar avante seu profissionalismo direcionado ao Sistema de Saúde Pública ou pelo menos escolas técnicas mais conceituadas à sua espera.