Com objetivo de roubar senha de bando o conselho é tomar cuidado com Vírus no Facebook assim como sugiu vírus no Orkut e o vírus no MSN que tinham a finalidade de invadir a máquina do usuário para acessar dados de senhas e informações bancárias.

O Vírus criado por brasileiros e usa o Facebook como agente condutor para pegar os incautos e inexperientes usuários até porque grande parte de pessoas que criaram o perfil no Facebook são novos usuários ainda sem experiência. O Brasil conseguiu mais essa péssima façanha de ganhar os holofotes internacionais uma vez que Crackers criado especificamente para infectar a máquina do internauta.

Como age o Vírus no Facebook?
O esquema é bastante conhecido, mas nem por isso deixa de ser uma sutil armadilha que levam milhares de pessoas a caírem como uma criança a traz de um pirulito. Então aqui vai a grande dica: Cuidado com a frase:

  • “kkkkk comédia demais, você viu o vídeo do bêbado.”

Com essa frase um link onde supostamente a pessoa acessaria um vídeo engraçado e nesse exato momento um malware é instalado na máquina para infectar e vasculhar todo o computador em busca de senhas bancárias. Essa frase dificilmente gera alguma suspeita, pois elas aparecem naquela janelinha do Chat do Facebook abrindo assim acesso a todo seu disco rígido.

Com essa artimanha o usuário e a senha do Facebook também são roubados dando maior controle tanto no computador do usuário roubado e aumentando o clico de contato para infectar mais pessoas. Mas não é somente o PC que corre o risco, os celulares inteligentes também cujo acesso a redes sociais se tornam cada vez mais com usabilidade.

Para tranquilizar os usuários do Facebook, no momento esse vírus já está fora de órbita, ou seja, o setor de segurança da Rede Social Facebook já conseguiu eliminar essa possibilidade mesmo antes que milhares de pessoas ficassem sabendo. Esses milhares de pessoas que não sabiam da existência do vírus do Facebook foram minha inspiração para escrever este artigo, pois como nos ensina a história, logo nova versão do vírus será espalhada e assim estaremos mais atentos a essas possibilidades para nos proteger melhor.

Lembre-se do ditado “Curiosidade Mata” – Nesse caso não mata, mas pode deixar você infectado e sua conta bancária no zero, mas caso receba links parecidos é melhor ficar na curiosidade do que arriscar sua segurança. Vale a mesma advertência para a Rede Social Orkut e MSN.

CaféPonto